PESQUISA

Pesquisa personalizada

Fãs do blog

quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Escavações no Sumidouro revelam Minas da pedra lascada






Pesquisadores da Universidade de São Paulo descobrem, entre Lagoa Santa e Pedro Leopoldo, na Região Metropolitana de BH, primeiro sítio brasileiro, em campo aberto, de paleoíndios

Glória Tupinambás




Descoberta feita por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) nos municípios de Lagoa Santa e Pedro Leopoldo, Região Metropolitana de Belo Horizonte, coloca Minas Gerais entre os principais centros arqueológicos do mundo. Escavações no Parque Estadual do Sumidouro revelaram a existência do primeiro sítio brasileiro, em campo aberto, de paleoíndios, agrupamento humano da época da pedra lascada, que viviam ao relento, fora de cavernas. Instrumentos de trabalho encontrados às margens da Lagoa do Sumidouro eram o que faltava para comprovar que os primeiros habitantes da região já haviam deixado os abrigos.

Os trabalhos de escavação fazem parte do projeto de pesquisa Origem e Microevolução do Homem nas Américas e têm no comando o pesquisador e bioantropólogo Walter Neves, coordenador do Laboratório de Estudos Evolutivos Humanos da USP. Iniciadas em 2003 e divididas em quatro etapas, as análises arqueológicas apontam indícios de que a região do Parque do Sumidouro serviu de lar para os primeiros grupos de humanos que povoaram o Brasil central, há 8,3 mil anos. Estudos a serem realizados nos próximos cinco anos e novas escavações ainda vão investigar os hábitos dessas populações antigas e o uso de instrumentos de captura ou caça de alimentos.

Pôr do sol na estação seca.

.....................................


Nenhum comentário:

A esperança é que "Que o meio ambiente não seja visto como mais uma camada de dificuldade para o desenvolvimento, mas como a única forma do desenvolvimento ser de fato sustentável para todos os segmentos da sociedade."