PESQUISA

Pesquisa personalizada

Fãs do blog

segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Área Cárstica de Lagoa Santa: biodiversidade e história para serem preservadas

Área Cárstica de Lagoa Santa: biodiversidade e história para serem preservadas


A Amda atua, em parceria com outras entidades ambientalistas e de moradores, na preservação do patrimônio natural da área cárstica de Lagoa Santa. A ONG cobra medidas dos órgãos públicos de meio ambiente do estado para que a ocupação da região e de seu entorno seja estudada, de forma que possibilite a manutenção das riquezas da biodiversidade, antropologia, arqueologia e espeleologia do local.
A área cárstica está inserida em algumas unidades de conservação - UCs, de diferentes classificações: área de preservação especial - APE, área de preservação ambiental - APA. Dentro delas, existe ainda, no papel, o Parque Estadual do Vale do Sumidouro.
Em 2007, diversos empreendimentos de grande porte devem se instalar na área cárstica de Lagoa Santa, como a Linha Verde. Outros têm manifesta intenção de serem construídos, como a alça norte do Anel Rodoviário de Belo Horizonte e ampliação do Complexo Aeroportuário de Confins. Além deles, o Centro Administrativo do Estado, que levará para o antigo hipódromo Serra Verde diversos órgãos do setor público estadual, poderá direcionar o crescimento de Belo Horizonte em direção à zona cárstica.
Então, pela preservação da área cárstica de Lagoa Santa, a Amda cobra do Sistema Estadual de Meio Ambiente - Sisema e do Governo do Estado soluções para a região. Abaixo, você pode ler as notícias veiculadas no Informativo deste Portal que tratam do assunto, da mais antiga para a mais recente.

Nenhum comentário:

A esperança é que "Que o meio ambiente não seja visto como mais uma camada de dificuldade para o desenvolvimento, mas como a única forma do desenvolvimento ser de fato sustentável para todos os segmentos da sociedade."