PESQUISA

Pesquisa personalizada

Fãs do blog

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Copa do Mundo de MTB XC #1 - Sprint final garante vitória para Nino Schurter Irina Kalentieva vence entre as mulheres

Dalby Forest, Yorkshire (Inglaterra), foi o local da primeira etapa do cross country na Copa do Mundo de Mountain Bike 2010. Semanas antes, as cinzas do vulcão da Islândia deixaram vários vôos cancelados por toda Europa, o que deixou o espaço aéreo congestionado logo depois da liberação. Com isto, muitos atletas ficaram de fora desta etapa, dentre eles, o nosso brasileiro Henrique Avancini.

:: A competição

Durante a manhã, uma pequena chuva regava o circuito. O sol apareceu bem fraco, pois o frio permanecia, cerca de 11C.



Confira como foram as batalhas nas duas categorias:

:: Elite Feminino

Mais de 90 mulheres disputaram a categoria Elite. Todas elas iniciaram a corrida com um “Start Loop” de 2km antes de entrar no circuito. Depois disto, deram cinco voltas de 6.82km, totalizando 36,25km.

Logo no início, as americanas mostraram serviços e assumiram a ponta. Apenas a russa Irina Kalentieva diferenciava do grupo: Heather Irmiger, Willow Koerber, Emily Batty e Georgia Gould. Todas as cinco atletas formavam um pelotão até registrarem a primeira volta.

Logo em seguida, Irmiger, Kalentieva a Koerber atacaram na entrada do single track e formam um trio implacável até registrarem a segunda volta. Nenhuma das outras atletas acompanhou o ritmo forte. Koerber se destaca na frente com Irmiger. Kalentieva ficava na roda.

O registro da terceira volta já apontava essas líderes como grandes pretendentes ao pódio. Mas foi por pouco, Kalentieva ataca no subidão e assumia a ponteira. Apenas Koerber contra-atacou. Irmiger não agüenta.

As líderes registram a quarta volta com um tempo de 01:10:45. As demais, com 36 segundos de diferença. O famoso “troca-troca” deposições predominava no pelotão, mas o destaque mesmo era Julie Bresset, da categoria Sub-23. A francesinha mostrava porque é uma das grandes revelações desta temporada.

As líderes registram a última volta. E logo em seguida, Kalentieva realiza outro ataque fulminante. Koerber não deixa barato e continua a perseguição. A russa, que é considerada uma das atletas mais técnicas que o XC, mantêm uma cadência mais forte e começa a se distanciar da americana. No final da descida, a diferença entre elas já chega aos cinco segundos.

Outro subidão surge e a perseguição continua. Americana enxerga a russa em alguns trechos do circuito, mas já começa a ter sinais de cansaço e aceitar a segunda colocação. E por mais metros que percorriam no circuito, a diferença aumentava. Dez segundos finalizava o que já estava certo.

Irina Kalentieva cruza a linha de chegada com o tempo de 01:54m:57s. Willow Koerber chega depois de exatos 11 segundos. A tcheca Katerina Nash vence no sprint final outra americana, Georgia Gould, sua companheira de equipe.

Resultados:

1 Irina Kalentieva (Rus) Topeak Ergon Racing Team 1:54:57
2 Willow Koerber (USA) Subaru-Gary Fisher +0:11
3 Katerina Nash (Cze) Luna Pro Team +0:28
4 Georgia Gould (USA) Luna Pro Team +0:29
5 Julie Bresset * (Fra) Bh-Suntour +0:53
6 Catharine Pendrel (Can) Luna Pro Team +0:57
7 Katrin Leumann (Sui) Goldwurst-power.ch +1:25
8 Marie-Helene Premont (Can) Team Maxxis-Rocky Mountain +1:37
9 Heather Irmiger (USA) Subaru-Gary Fisher +1:46
10 Lene Byberg (Nor) Specialized Factory Racing +1:52

:: Elite Masculino

Os homens também tinham que enfrentar o “Start Loop”. Seis voltas foram indicadas para eles, que totalizava 43,07km de prova. Mais de 180 pilotos estavam inscritos.

Assim que foi dada a largada, Ralph Naef assumia a ponta do gigantesco pelotão. Quando foi aberta a cancela para o início oficial da prova, Lukas Fluckiger foi o primeiro a dar as boas vindas. Mas Julien Absalon, Marco Aurélio Fontana, Nino Schurter e Geoff kabush também formavam o quinteto deste pelotão.

Mas quando chegou no trecho técnico, Absalon e Naef já mostravam que dariam trabalho, assumindo a liderança e colocando 3 segundos de vantagem. Schurter e Ivan Alvarez Gutierrez encostavam na dupla. Burry Stander também começava aparecer na prova.

No registro da segunda volta, os cinco atletas já pedalavam juntos: Naef, Absalon, Schurter, Gutierrez e Stander. Muito atrás, cerca de 20 segundos, todos os outros atletas vinham numa destruição total. Troca-troca deposições a todo instante. José Hermida, Chirstoph Sauser, Geoff Kabush e Todd Wells estavam neste pelotão.

Nino Schurter e Julien Absalon eram os centros das atrações. Ambos tinham duelado no último mundial, onde o suíço levou vantagem. E Ralph Naef e Burry Stander assistiam de camarote essa briga dos dois.

Na terceira volta, tudo embolou. O ritmo dos líderes diminui e pelotão encosta, deixando a disputa mais eletrizante: Schurter, Absalon, Gutierrez, Fontana, Stander, Ruben Ruzafa Cueto, Manuel Fumic, Lukas Flückiger, Florian Vogel e Stéphane Tempier. E logo em seguida, outro pelotão começa a enconstar, com
Kulhavy, Hermida, Lejarreta e Mathias Flückiger.

O suíço Christoph Sauser tem problemas e encontra-se na 37ª colocação.

A quarta volta tudo muda novamente e o pelotão se separa. Stander assume ponteira da prova. Abslaon, Schurter, Fontana, Gutierrez e Ruzafa aparecem em seguida. Fluckiger e Naef encontram-se mais atrás. Fumic é o nono com 22 segundos. E Vogel o décimo.

Stander ataca nos trechos técnicos, seguido de Absalon e Schurter. Fontana, Gutierrez e Ruzafa seguem um pouco atrás. No subidão, tudo muda novamente. Fontana assume a liderança. Quando chegam no topo, apenas três se destacam, mas Stander assume a ponteira novamente.

A briga começa esquentar e Absalon ataca, seguido por Stander, Shurter, Naef, Fontana, Gutierrez, Ruzaf e Gutierrez. A quinta volta chega e a situação fica:

Stander, Absalon e Schurter;
Primeiro pelotão: Lukas Fluckiger, Fontana, Gutierrez, Naef e Ruzafa com 24 segundos;
Kulhavy, Fumic e Vogel com 51 segundos.

Os líderes permanecem implacáveis. Ninguém acompanha mais o ritmo deles. Stander ataca e se destaca. Schurter fica um pouco mais atrás, com Absalon na sua roda. Mas quando registram a última volta, novamente o trio em destaque volta a pedalar juntos. A prova está finalizada por eles. Mas a é dúvida era quem iria vencer.

Faltando 4km para o final, o francês ataca e entra no single track na frente. Schurter estava na sua cola e Stander fica uns três segundos atrás deles. Quando chegou no subidão, os dois em destaques emparelham e começam a subir juntos. O público vai à loucura. Neste momento, o sulafricano já mostrava sinais de cansaço e pedia de vista a disputa.

Estava repetindo a disputa do último mundial: Absalon X Schurter.

E quando todos esperavam, os dois surgem brigando e pedalando terreno por terreno. O suíço realiza um sprint espetacular - vindo de trás - e cruza na frente por meia roda. Para alegria geral da sua equipe.

Resultados:

1 Nino Schurter (Sui) Scott-Swisspower Mtb-Racing, 1:54:52
2 Julien Absalon (Fra) Orbea, +0:1
3 Burry Stander (RSA) Specialized Factory Racing +0:14
4 Jaroslav Kulhavy (Cze) Rubena - Birell - Specialized Cycling Team +0:28
5 Ralph Naef (Sui) Multivan Merida Biking Team +0:41
6 Manuel Fumic (Ger) Cannondale Factory Racing +0:52
7 Ruben Ruzafa Cueto (Esp) Orbea +0:55
8 Lukas Flückiger (Sui) Trek World Racing +1:19
9 José Hermida (Esp) Multivan Merida Biking Team +1:37
10 Marco Aurelio Fontana (Ita) Cannondale Factory Racing +1:45
11 Ivan Alvarez Gutierrez (Esp) Giant Italia Team +1:54
12 Florian Vogel (Sui) Scott-Swisspower Mtb-Racing +2:17
13 Mathias Flückiger * (Sui) Trek World Racing +2:32
14 Sergio Mantecon Gutierrez (Esp) Trek-Lorca Taller Del Tiempo +2:42
15 Stéphane Tempier (Fra) Tx Active Bianchi +2:48
16 Christoph Soukup (Aut) Merida Biking Team +2:54
17 Rudi Van Houts (Ned) Multivan Merida Biking Team +3:03
18 Inaki Lejarreta Errasti (Esp) Orbea +3:24
19 Todd Wells (USA) Specialized Factory Racing +3:49
20 Roel Paulissen (Bel) Cannondale Factory Racing +3:53

Nenhum comentário:

A esperança é que "Que o meio ambiente não seja visto como mais uma camada de dificuldade para o desenvolvimento, mas como a única forma do desenvolvimento ser de fato sustentável para todos os segmentos da sociedade."