PESQUISA

Pesquisa personalizada

Fãs do blog

terça-feira, 8 de junho de 2010

Team Brasil na Internazionale D´Itália em Lugagnano

Seleção Brasileira de MTB Cross-Country disputa prova na Itália

O Pedal vem acompanhando a seleção brasileira de mountain bike que viajou para Europa, onde os atletas estão disputando provas com o objetivo de conseguir o máximo de pontos para o ranking das nações, rumo aos Jogos Olímpicos de Londres 2012.

Depois de competir em Offenburg na Alemanha na 3a Etapa da World Cup, os nossos atletas seguiram para Lugagnano, na região de Piacenza na Itália. A Internazionale d´Italia é umas das principais competições do país e também freqüentada por grandes nomes do esporte, como Julian Absalon, Nino Shurter entre outros.

Além dos donos da casa, nesta etapa também estiveram presente atletas da França, Espanha, Alemanha, Israel, Estônia, Costa Rica, Suíça, Rússia, Colômbia, Argentina, Eslovênia, Portugal elevando o nível da competição e também mostrando que a briga por pontos no ranking mundial será muito intensa nos próximos anos.



Edivando de Souza Cruz relata a participação dos nossos atletas:

"Chegamos em Lugagnano na Terça dia 25 e logo fizemos o reconhecimento do local. Durante semana alternamos os treinos entre o circuito e as estradas da região, que são muitas!

No Domingo dia 30, pela manhã rolou a competição das categorias Junior, seguido da Feminino às 12:00, e às 14:00 foi dada a largada da Elite Masculina.

A Largada foi na principal avenida da cidade. No start loop seguimos no asfalto por 1km até entrar no circuito, como largamos em um pelotão de mais de 70 atletas foi bem disputada a entrada da trilha. Neste ponto Ricardo Pscheidt ficou envolvido num tombo de parte do pelotão e teve que fazer bastante força para recuperar.

Já Rubinho que largou na primeira fila conseguiu se manter bem durante a prova chegando entre os Top 10.

Shermam Trezza também fez uma boa largada e manteve o ritmo chegando na 22º colocação e em 6 na Sub-23.

Eu larguei bem e me coloquei entre os 15 primeiros no trecho de asfalto, mas logo na entrada da trilha teve um pouco de tumulto e um ciclista na minha frente desceu da bike e acabou travando a entrada da trilha com isso muita gente acabou passando, e comecei o primeiros trechos bem atrás, mas me concentrei e fui ganhando posições e pude terminar entre os 20 primeiros."

Resultados:

1-Ivan Alvarez Gutierez-ESP – Giant Italian Team – 1:44´25
2-Marco Aurelio Fontana-ITA – Cannondale Factory Racing – 1:44´55
3-Tony Longo – ITA – Full Dynamix – 1:45´11
8-Rubens Donizete Valeriano-BRA – Merida-CatEye / SR Sountour – 1:48´47
19-Edivando de Souza Cruz-BRA – Scott / Vzan / Proshock – 1:53´15
22-Shermam Trezza de Paiva-BRA – Jamis / Crank Brothers – 1:54´48
25-Ricardo Pscheidt – BRA –Jamis / Crank Brothers – 1:55´10

"Com esta participação terminamos este estagio de competições na Europa, agora voltamos a competir novamente no Cross Country na 2a etapa da Copa Internacional em São Lourenço-MG.

O nível do Mountain Bike na Europa é muito forte, também as competições da UCI costumam ser em pistas mais técnicas. O ritmo da prova é sempre muito intenso e largamos em grandes pelotões que unem as categorias Elite e Sub-23, por esse motivo as largadas são sempre separadas, e estas categorias e também o Feminino competem em horários para que haja segurança para os atletas, também é sempre respeitada a regra dos 80% para que o líder da competição tenha sempre a pista livre.

Outro ponto muito legal nestas competições é que as largadas e chegadas são sempre bem abertas o que proporciona os sprints de chegada."

:: Ranking Mundial

Nestas provas, os atletas conseguiram salvar alguns pontos no Ranking UCI e já começaram a pontuar no ranking das nações para classificatória para Londres 2012. Segundo Vando:

"Agora é importante dar continuidade ao trabalho, teremos provas no Brasil como a Copa Internacional e Brasileiro de Cross Country e em setembro acontece o Campeonato Mundial em Mount Saint Anne no Canadá, outras competições estão em vista, mas ainda para confirmar."

Agradecimentos:

Os atletas agradecem a CBC (Confederação Brasileira de Ciclismo) e ao Banco do Brasil pelo patrocínio desta viagem.

Nenhum comentário:

A esperança é que "Que o meio ambiente não seja visto como mais uma camada de dificuldade para o desenvolvimento, mas como a única forma do desenvolvimento ser de fato sustentável para todos os segmentos da sociedade."