PESQUISA

Pesquisa personalizada

Fãs do blog

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Copa do Mundo de MTB XC #3 - Julien Absalon e Catharine Pendrel vencem



Vencedores assumem a liderança do ranking

A terceira etapa da World Cup mostrou que nada está decidido. Quem dizia que Nino Schurter levaria fácil esse ano após a vitória surpreendente na primeira etapa, estava enganado. Depois, José Hermida levou com folga a segunda etapa e todos disseram que esse ano era a vez do espanhol.

O que dizer da vitória de Julien Absalon em Offenburg ? Uma vitória do atleta mais regular da competição, que de quebra, assumiu a liderança do ranking com 570 pontos. Até agora, a WC ainda não está decidida. Mas que todos já apontam o francês novamente como um dos fortes concorrentes ao título. Quem duvida?

Entre as mulheres, podemos repetir os mesmos comentários em relação aos homens: Irina Kalentieva venceu a primeira. Eva Lechner levou a segunda etapa. E agora Catharine Pendrel ganhou a terceira etapa e também assumiu a liderança da World Cup em sua categoria. Pendrel estava na 17ª colocação no início da prova e foi buscar a vitória. Esta canadense é uma atleta que vem se destacando nos últimos dois anos nas provas internacionais, mesmo não tendo levado nenhum "título importante". Bom, em 2007 foi ela que levou ouro do Pan aqui no Brasil. Vamos ficar de olho!

:: Brasileiros na competição

Dos 228 atletas que completaram a prova, cinco estavam representando o nosso país: Henrique Avancini (Sub-23), Sherman Trezza de Paiva (Sub-23), Edivando de Souza Cruz (Elite), Ricardo Pscheidt (Elite) e Rubens Donizette (Elite). Esses nossos atletas estão sendo coordenados por Eduardo Ramires (técnico da seleção brasileira de MTB).

Edivando comentou:

"Esperávamos que a largada da World Cup fosse pelo Ranking UCI, mas tivemos uma surpresa, pois a prova foi alinhada pelo ranking da World Cup e isso muda tudo. A primeira fila tem os 60 primeiros do Ranking da WC, depois os 10 melhores atletas da Sub-23 no ranking UCI, e logo em seguida o ranking geral Elite e Sub-23, então largamos na seguinte forma: Henrique Avancini em 62º, Sherman Trezza em 64º, Rubens em 76º, eu (Edivando) em 91º e Ricardo Pscheidt em 108º. Agora fiquei impressionado com quantos atletas alinharam: 246!!! Isso mesmo 246!

Não pense que é fácil largar com mais de 100 atletas na sua frente e sair buscando resultados. Ao final da prova, Rubinho foi o melhor brasileiro, chegando na 54º colocação. "

:: Competição

Todos os atletas do masculino tiveram que dar as voltas do Start Loop e logo em seguida completarem as sete voltas do circuito muito técnico de 5.1km, totalizando 36.8km. Entre as mulheres, cinco voltas também de 5.1km, totalizando 26.6km.

A temperatura estava excelentes. O circuito sobre as belas árvores estava um pouco molhado, mas não impediu o rendimento dos atletas durante a competição.

No prova feminina, cerca de 107 competidoras estavam na disputa. E logo que foi dada a largada, três se destacaram até a primeira volta: Katrin Leumann, Willow Koerber e Julie Bresset.

Georgia Gould e Catharine Pendrel assumiram a liderança e ficaram brigando entre si até o final da prova, com vitória da canadense em cima da americana. Mas novamente quem se destacou foi a francesa Julie Bresset, atleta Sub-23, que mesmo chegando na sexta colocação já vem sendo apontada como uma das grandes promessas do mountain biking.

Na prova masculina, Nino Schurter, Manuel Fumic e Jaroslav Kulhavy dispararam num ritmo forte até registrarem a primeira volta.

Shurter era o maquinista do pelotão, que foi começando a destrinchar com a chegada da dupla da Orbea, Julien Absalon e Ruben Ruzafa. O espanhol fez um belo trabalho de equipe com o francês. Kulhavy permanecia na retaguarda.

Novamente, mais uma etapa da World Cup seria decidida com os principais astros. A principal dupla em destaque já ignorava Kulhavy, que ficava com mais de 12 segundos atrás.
O público ficava louco com a disputa de Absalon e Schurter.

Em alguns trechos era visível a técnica do francês, que começava a dar sinais de vingança. E quando estavam perto do trecho de descida, Absalon atacou para entrar na frente do seu rival. Após a descida técnica e alguns quilômetros, Julien Absalon já colocava quase 20 segundos de Nino Schurter.

Absalon concluía a quinta já com o gosto da primeira vitória da WC na temporada. A sua vantagem já aumentava para 35 segundos em relação ao suíço. E na última volta, a cronometragem da prova chegou a registrar 1 minuto e oito segundos de vantagem entre ele.

Era difícil impedir a vitória do francês, apenas um pneu furado estragaria o seu dia. Mas não aconteceu. Aliviando a marcha, Absalon já sabia que a vitória era certa e só administrou o seu giro.

A decisão da terceira colocação foi bem disputada. Destaque para Christoph Sauser que cresceu na prova e foi ultrapassando todos até chegar em Kulhavy. Mas no finalzinho, o tcheco atacou no subidão e abriu uma pequena vantagem para garantir um lugar no pódio.

Confira os resultados:


:: Elite Feminino

1 Catharine Pendrel (Can) Luna Pro Team 1:37:24
2 Georgia Gould (USA) Luna Pro Team +0:28
3 Esther Süss (Sui) Wheeler-IXS Pro +0:38
4 Marie-Helene Premont (Can) Team Maxxis-Rocky Mountain +1:22
5 Elisabeth Osl (Aut) Central Pro Team +2:12
6 Julie Bresset * (Fra) BH-Suntour +2:38
7 Eva Lechner (Ita) Colnago Arreghini Sudtirol +3:18
8 Irina Kalentieva (Rus) Topeak Ergon Racing Team +3:33
9 Katrin Leumann (Sui) goldwurst-power.ch +3:33
10 Mary Mcconneloug (USA) Kenda Seven NOTUBES +3:44

:: Elite Masculino - 36.8 km

1 Julien Absalon (Fra) Orbea 1:53:36
2 Nino Schurter (Sui) Scott-Swisspower Mtb-Racing +0:49
3 Jaroslav Kulhavy (Cze) Rubena - Birell - Specialized +1:08
4 Christoph Sauser (Sui) Specialized Factory Racing +1:24
5 Florian Vogel (Sui) Scott-Swisspower Mtb-Racing +1:35
6 Mathias Flückiger * (Sui) Trek World Racing +2:20
7 José Antonio Hermida Ramos (Esp) Multivan Merida Biking Team +2:25
8 Ruben Ruzafa Cueto (Esp) Orbea +3:27
9 Wolfram Kurschat (Ger) Topeak Ergon Racing Team +3:38
10 Inaki Lejarreta Errasti (Esp) Orbea +3:46

54 Rubens Valeriano (Bra) +10:34
113 Sherman Paiva * (Bra) - duas voltas
116 Edivando de Souza Cruz (Bra) - duas voltas
151 Ricardo Pscheidt (Bra) - três voltas
174 Henrique Avancini * (Bra) ISD Cycling Team - três voltas

* Atletas SUB-23


Nenhum comentário:

A esperança é que "Que o meio ambiente não seja visto como mais uma camada de dificuldade para o desenvolvimento, mas como a única forma do desenvolvimento ser de fato sustentável para todos os segmentos da sociedade."