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quinta-feira, 1 de abril de 2010

DT Swiss Press Camp 2010

Evento voltado pra imprensa apresenta produtos 2010

O evento da marca suíça, voltado exclusivamente para a imprensa, recebeu mídias especializadas de todo o mundo em Tossa de Mar, Espanha. O objetivo era apresentar as novas tecnologias e produtos de 2010 e o melhor de tudo: testá-los! O Pedal.com.br esteve lá e pode conferir todas as novidades.

A empresa escolheu a localidade espanhola ao lado de uma praia, justamente para fugir da neve e frio que ainda atingem a Suíça em março, porém, aconteceu um grande imprevisto: no primeiro dia do evento uma grande nevasca atingiu uma boa parte da região. Uma situação rara que não acontecia em 18 anos. Por sorte nos outros dias o sol apareceu, tornando possível andar de bike e testar os produtos pelas bonitas estradas e trilhas da região.

:: Novidades 2010

Como noticiado no Eurobike, a empresa finalizou o desenvolvimento das rodas Tricon e introduziu novas tecnologias nas suspensões.

:: Rodas Tricon

As novas rodas trazem tecnologias realmente inovadoras e não apenas a já previsível redução de peso. Para começar, os cubos não são feitos em peça única: as flanges são encaixadas no corpo principal do cubo, evitando que a tensão dos raios dilate a parte em que é encaixado os rolamentos. Isso faz com que os rolamentos durem mais, já que existe um desgaste inicial (deformação) ao encaixá-los dos sistemas tradicionais.

Outra característica é que o sistema consegue misturar uma raiação radial com cruzada, o que eles chamam de Open Crow Foot Lacing. Com isso é possível unir características das raiações radiais (raios retos) e cruzadas, já que um conjunto de 3 raios encaixam diretamente em um ponto da flange (por isso o nome TriCon, de Triple Connection). Ou seja, a roda tem grande rigidez lateral devido aos raios radiais e uma boa transmissão de torque devido aos raios cruzados.



Para completar, os aros também têm diferenças importantes. A conexão dos raios com o aro são feitos através de uma peça intermediária que se encaixa na parede interna do aro. Isso trás três vantagens: aumenta a área de contato do raio com o aro, causando menos stress mecânico no aro; torna possível usar aros mais leves e rígidos; e principalmente, tira a necessidade de furar a parede externa do aro, tornando-o mais forte e tubeless.

O resultado final é uma roda de mountain biking com 200g a menos e quase a mesma rigidez do que o modelo N´Duro, que é usada para all mountain e downhill.

Em 2010, serão oferecidos apenas dois modelos das rodas Tricon, um para mountain biking e outro para estrada, pesando respectivamente 1550g e 1450g por par.


:: Suspensões Dianteiras

Na parte das suspensões foi falado sobre a construção das estruturas das suspensões dianteiras, sobre os dois sistemas de amortecimento e a tecnologia de ar para 2010.

Sobre a estrutura, foi apresentada a tecnologia Torsion Box, usada nas suspensões de corpo de magnésio. Essa estrutura tem as canelas e o arco como uma peça única de magnésio, porém o arco é feito de uma estrutura especial onde uma outra peça de forma e tamanho parecido é perfeitamente encaixada e colada em um processo especial, criando uma estrutura muito mais rígida. Com esse processo é possível atingir um grau de rigidez quase tão grande quanto a da mesma peça feita em carbono. No vídeo abaixo um dos engenheiros da empresa faz uma demostração.



Os dois sistemas de amortecimento das suspensões foram apresentados: Launch Control II e Twin Shot. O Launch Control II, introduz um novo sistema de trava onde a suspensão pode ser parcialmente travada (diminui o curso para 2/3 do total e endurece o funcionamento).Para isso, basta apertar um botão na parte de cima da suspensão. Porém, a grande novidade é que a suspensão é destravada automaticamente quando recebe um impacto mais forte. A sensibilidade do sistema pode ser ajustado em 5 posições, para destravar com menor ou maior resistência. Essa tecnologia é realmente interessante principalmente para quem sempre esquece de destravar a suspensão. Além disso, foram reformuladas boa parte das tecnologias antigas, com um novo botão indexado de retorno, o botão da sensibilidade também é indexado e um novo sistema de compressão de alta velocidade também foi incorporado (sem ajuste externo).Já o sistema Twin Shot, é mais orientado para competição e tem como principal característica o travamento em dois estágios. O primeiro estágio faz com que o curso da suspensão trave em 2/3 do total e endurece o retorno, o que eles chamam de rebound lockout. Ou seja, a suspensão fica com 2/3 da altura total travada e 1/3 funciona apenas a compressão (isso para que não mude muito a geometria da bike). O segundo estágio é uma trava total, onde a suspensão não se move, estando travada em 2/3 do seu curso total. Segundo a empresa, esse sistema de trava não tem problemas com impactos, caso o usuário esqueça de destravar.Uma outra tecnologia apresentada, foi a respeito das câmaras de ar das suspensões, o novo sistema ABS - Auto Balancing Spring. Nesse sistema, através de uma válvula interna especial, as câmaras de ar positiva e negativa se ajustam automaticamente e o usuário tem apenas uma válvula externa. Isso torna muito mais fácil regular o volume de ar para o peso do ciclista, além de diminuir mais peso do conjunto e ter um funcionamento mais linear.Com essas tecnologias, a DT Swiss entra no hall das suspensões de cross-country e all mountain mais leves e mais rígidas do mercado para 2010, sendo a única a oferecer um modelo com canelas, arco, crown e steerer de carbono.:: No BrasilA representante oficial da DT Swiss no Brasil é a Vanguarda Sports, que oferece assistência técnica e garantia de 1 ano para produtos comprados em lojas autorizadas da marca no Brasil. Para saber onde comprar produtos DT Swiss, envie um email para contato@vanguardasports.com.br.

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A esperança é que "Que o meio ambiente não seja visto como mais uma camada de dificuldade para o desenvolvimento, mas como a única forma do desenvolvimento ser de fato sustentável para todos os segmentos da sociedade."