PESQUISA

Pesquisa personalizada

Fãs do blog

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Túnel de testes da Trek - Tecnologia usada para o downhill

Há algum tempo, túneis de vento eram dominados apenas por cientistas e pesquisadores. Enquanto os mountain bikers e downhillers estavam ocupados com assuntos burocráticos da UCI, ciclistas e triatletas de estrada estavam gastando centenas de horas em túneis de vento em todo o mundo, aperfeiçoando suas posições de corpo e equipamento.



Andrew Neetlhling - Túnel de vento da Trek

Túnel de vento da Trek

Detalhe da frente da bike - Túnel de vento da Trek

Andrew Neetlhling - Túnel de vento da Trek
Isso mudou há três semanas, quando o Trek World Racing Team aportou, em San Diego, no túnel de vento de alta velocidade. O túnel tem sido usado por Lance Armstrong, Alberto Contador, Greg LeMond e outros grandes nomes do ciclismo, mas foi a primeira mountain biker testada na fábrica - bike de DH.

As metas da equipe eram simples: para reduzir o atrito e poupar alguns segundos de suas descidas. Os engenheiros da Trek (oito deles viajaram para San Diego) acreditam que a redução de arrasto por apenas alguns pontos percentuais poderia salvar tanto como 2 ou 3 segundos em uma pista de longo curso como as da Wolrd Cup. Mesmo em um curso mais curto, como o de Camberra, na Austrália, onde foi realizado o Mundial de MTB no início do mês, uma ligeira redução no atrito pode significar a diferença entre primeiro e quinto.

Foram mais de 12 horas, os pilotos Trek Justin Arrisca, Tracy Moseley e Andrew Neethling rodado dentro e fora do túnel, testando tudo, desde capacetes a forma de tubos de bike futurista. Enfim, os tempos mudaram.

Nenhum comentário:

A esperança é que "Que o meio ambiente não seja visto como mais uma camada de dificuldade para o desenvolvimento, mas como a única forma do desenvolvimento ser de fato sustentável para todos os segmentos da sociedade."